quarta-feira, 25 de maio de 2011

Parvorirose Bebé

Com muita tristeza, venho informar que no passado dia 22 o Bebé faleceu vitima de Parvovirose. Foi apadrinhado de urgencia para o tratamento, visto se tratar de fim de semana, recorremos ao Hospital Veterinário da Estefânia, onde ficou desde as 20h30 do dia 21, faleceu eram 06h. Cobraram 158 Euros. Sabendo da situação da casa do Arsénio,  não efectuaram qualquer desconto ou atenção com o padrinho do bebé. Parece que não lhes interessa incentivar estás acções, porque será???
Tudo isto aconteceu porque o Bebé não estava vacinado,  devido a incapacidade financeira do Sr. Arsénio. Os nossos esforços também não têm resultados suficientes para as necessidades destes amigos, sem mais apadrinhamentos é impossível. Outro cachorro bebé residente na casa é a Duna, que já se encontra numa família de acolhimento de quarentena 15 dias por indicação veterinária, para ser vacinada posteriormente. Os apadrinhamentos de vacinação são muito importantes. Por favor colabore (amigosdoarsenio@hotmail.com).
Quanto ao bebé, ficara para sempre no nosso coração com muito carinho, saudade e tristeza por não ter tido os cuidados necessários para estar livre destes perigos.

Parvovirose

A Parvovirose canina é um tipo específico de vírus que ataca o sistema digestivo dos cães. Este vírus é uma ameaça grave e mortal para um cachorro ou um cão que não tenha sido vacinado.
O vírus é extremamente resistente, pode sobreviver ao calor abrasador e a temperaturas muito baixas, por longos períodos de tempo.

A parvovirose canina afecta cães e não as pessoas, e raramente afecta os gatos. Cães de ambos os sexos e de qualquer raça ou idade podem ser infectados com parvovirose.
O vírus propaga-se facilmente, os cachorros ou cães que não tenham sido vacinados estão, frequentemente, mais expostos às fezes de outros cães o que significa que estão em maior risco de serem infectados. Os cachorros infectados com o vírus correm risco de morte, porque seus sistemas imunológicos são incapazes de lidar com os efeitos da doença.
Geralmente, os cachorros com menos de cinco meses de idade são mais afectados e mais difíceis de tratar.
No entanto, a infecção pelo parvovírus é mais comum em cachorros cujas mães estejam expostas a ambientes sujos e que tenham sido contaminados com o vírus.

Sinais:

 Os sinais físicos da parvovirose canina geralmente aparecem cinco a sete dias após a infectação do vírus.
- Vómitos;
- Diarreia grave, às vezes com sangue;
- Depressão;
- Perda de apetite;
- Febre alta (de 40 º C a 41 º C)
- Temperatura corporal baixa.

Tratamento:
Não existe tratamento especifico para a parvovirose em cães.
No entanto existe um tratamento de suporte para controlar os sinais físicos e as complicações da doença. O tratamento geralmente inclui fluidos intravenosos para combater a desidratação, antibióticos para controlar as infecções secundárias e medicamentos para controlar os vómitos e a diarreia.
Os cachorros com parvovirose são internados e isolados dos outros animais para evitar o contágio.
Em caso de suspeita, consultar o veterinário de imediato.




Sem comentários:

Enviar um comentário